10.º FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ - 2013


10.ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ - 2013


SEAMUS BLAKE, um dos mais influentes músicos de jazz americanos da última década, é o cabeça de cartaz da 10.ª edição do Festival Internacional Douro Jazz. O saxofonista da Mingus Big Band será o convidado do quarteto de Filipe Melo e Bruno Santos, formação que, em associação com o Douro Jazz, foi criada há alguns anos com o intuito de acompanhar lendas do jazz que se deslocam a Portugal e, em particular, a este festival.

O grego SPYROS MANESIS junta um baterista lituano e um contrabaixista português num trio cuja química lhe concede um som distinto, caracterizado pelo lirismo e pela ampla gama de dinâmicas e texturas. Apresenta o seu ao álbum de estreia, “Undelivered”.

Em HURRICANE, o saxofonista Rodrigo Amado, nome maior do jazz português nas últimas duas décadas, junta-se a dois dos músicos nacionais cuja ascensão terá sido das mais prodigiosas e fulgurantes nos últimos anos: Gabriel Ferrandini, jovem baterista com referências hiperbólicas, e DJ Ride. Um concerto virtuoso, eminentemente livre, exploratório e incendiário.

O sexteto L.A. NEW MAINSTREAM reúne o compositor e trombonista de origem alemã Lars Arens a cinco das maiores referências da nova geração de músicos de jazz portugueses. De acordo com a crítica, «há algum tempo que o jazz português não soava e swingava com tal vigor e energia».

O quarteto de ISABEL VENTURA traz um trompetista convidado para apresentar o saboroso primeiro disco a solo da cantora. ‘Encontro em dois momentos’, com arranjos de Marco Figueiredo, assenta no cruzamento de standards de jazz e canções emblemáticas portuguesas (de Sérgio Godinho e Fausto, por exemplo).

Na vertente internacional, o festival inclui ainda o britânico MIKE DOWES, guitarrista que ajudou a conceder ao fingerstyle o estatuto e a importância que tem hoje.

Os 4 POR JAZZ são uma formação de Vila Real que interpreta músicas do cancioneiro americano com espaço para a improvisação.

A DOURO JAZZ MARCHING BAND fará circular o dixieland em arruadas e na versão Douro Jazz Sobre Rodas, e, como nos últimos anos, levará o festival às escolas.

Paralelamente aos concertos, o quarteto de Filipe Melo ministrará ainda uma masterclasse para os músicos da região.


O Douro Jazz é co-organizado pelos teatros de Vila Real, Bragança e Lamego, apresentando este ano 14 concertos de palco, a que acrescem mais de dezena e meia de actuações nas ruas e nas escolas.