9.º FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ - 2012


A edição de 2012 do Douro Jazz apresenta duas das melhores novas vozes femininas do panorama português, Marta Hugon e Elisa Rodrigues, e três pianistas de topo nacionais, João Paulo Esteves da Silva, Júlio Resende e Mário Laginha, que encerrará o festival. O cantor luso-americano Kiko, elogiado por José Duarte, apresentará com os Jazz Refugees o seu primeiro álbum de originais em português. Ao lado destes nomes estarão vários outros músicos notáveis, como Filipe Melo, André Fernandes, Nelson Cascais, Bernardo Moreira, Alexandre Frazão, entre outros. Pode assim dizer-se que em 2012 o Douro Jazz é uma excelente montra do jazz feito em português.

Na sua vertente internacional, o festival apresenta o guitarrista, compositor e produtor espanhol Angel Unzu, companhia habitual de Kepa Junquera, e a cantora e pianista francesa Fanny Roz.

Paralelamente, o Douro Jazz conta com uma programação complementar que inclui arruadas nos centros históricos pela Douro Jazz Marching Band, sessões para o público infanto-juvenil na rubrica O Douro Jazz Nas Escolas, uma feira de objectos culturais durienses, provas de vinhos e, novidade absoluta desta edição, a iniciativa Douro Jazz Sobre Rodas, que, literalmente, fará circular a música jazz pela região demarcada mais antiga do mundo.

A 1 de Outubro, Dia Mundial da Música e Dia Internacional do Idoso, a programação inclui um concerto a pensar sobretudo no público sénior.

O festival é este ano organizado pelo Teatro de Vila Real, o Teatro Municipal de Bragança e o Teatro Ribeiro Conceição, de Lamego.

Clique aqui para ver o calendário e preços dos bilhetes.