8.º FESTIVAL INTERNACIONAL DOURO JAZZ - 2011

VILA REAL | BRAGANÇA | LAMEGO | CHAVES

A edição de 2011 do Festival Internacional Douro Jazz conta com músicos de seis países (Áustria, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia e Portugal) que passarão pelos palcos de quatro cidades: Vila Real, Lamego, Bragança e Chaves. De 22 de Setembro a 15 de Outubro serão realizados 43 concertos e arruadas (incluindo a iniciativa O Douro Jazz Nas Escolas), para além de outros eventos paralelos, como o lançamento do vinho Douro Jazz, colheita de 2010, workshops, exposições e uma feira de objectos culturais da região duriense. As arruadas, nos centros históricos das cidades envolvidas, incidirão no género dixieland e serão protagonizadas pela Douro Jazz Marching Band.
A exemplo de outros anos, o grande destaque desta edição vai para o concerto de encerramento, que reúne a cantora Maria João e a Orquestra Jazz de Matosinhos. É uma oportunidade rara para ver ao vivo uma das maiores cantoras portuguesas com a melhor orquestra jazz do país.
As propostas nacionais incluem ainda actuações do trio TGB (um dos projectos mais interessantes do nosso panorama, que reúne músicos de topo como Mário Delgado, Alexandre Frazão e Lars Arens) e da cantora Melissa Oliveira, que convida o trompetista norte-americano Jason Palmer e o pianista e vibrafonista russo Alexei Tsiganov.
O trio do virtuoso e multifacetado guitarrista Pedro Andrea, de Espanha, apresenta-nos um som pleno de força e sensibilidade.
Da Áustria, o grupo Jazzodrom traz um jazz groovy, com influências pop e soul.
Importa ainda destacar a ecléctica e divertida banda inglesa Dr. Butler’s Hatstand Medicine Band e o duo Wires Under Tension, de Nova Iorque, que produz uma excitante música instrumental.

[Consulte aqui o calendário geral e os preços do bilhetes.]